Promoção:
Realização:
Apoio científico:
Apoio financeiro:

Perfil AC-P02*
Apresentador: José Coelho de Araújo Filho
Moderador: Edson Alves de Araújo

Classificação: LATOSSOLO AMARELO Distrófico típico

a) A vegetação foi classificada como Floresta Ombrófila densa com palmeira (caranaí, que só ocorre em Latossolo, por causa da profundidade efetiva).
b) O material de origem é de natureza similar ao da Formação Barreiras, depositado sobre a Formação Cruzeiro do Sul.
c) Os teores de Al3+ extraível com diferentes soluções (ditionito, oxalato e pirofosfato) indicam a presença de minerais de baixa cristalinidade nos horizontes transicionais AB e BA.
d) Foi sugerido o emprego de teores de Fe para distinguir, nos níveis categóricos inferiores, os Latossolos Amarelos não coesos dessa região, dos antigos Latossolos Vermelho-Amarelos com estrutura pó de café (granular de tamanho muito pequeno), atualmente classificados também como Latossolos Amarelos Distróficos típicos.





*Para cada perfil foram resumidas as considerações feitas pelos participantes da IX RCC ou registro de correções na identificação de atributos ou informações gerais sobre a paisagem e vegetação. Estas observações foram apresentadas e discutidas na Reunião Plenária Final e então encaminhadas aos organizadores da IX RCC e ao Comitê Executivo Nacional do SiBCS.

Relatores:
Carmem Sueze Miranda Masutti; Cristiane Valéria de Oliveira; Marcos Gervasio Pereira & Marlen Barros e Silva
Revisores:
Lúcia Helena Cunha dos Anjos & Virlei de Oliveira

Voltar