Promoção:
Realização:
Apoio científico:
Apoio financeiro:

Perfil AC-P13*
Apresentador: Edson Alves de Araújo
Moderador: Falberni de Souza Costa

Classificação: PLINTOSSOLO ARGILÚVICO Alítico abrúptico ou ARGISSOLO ACINZENTADO Alítico plíntico ou ainda GLEISSOLO HÁPLICO Alítico plíntico.

a) A vegetação foi classificada como Floresta Ombrófila Aberta com bambu.
b) O relevo foi considerado plano a suave ondulado.
b) O Datum correto é SAD 69, devendo as novas coordenadas serem informadas (Ênio).
d) O horizonte BA foi alterado para Bt1, em função da textura e da cor. A textura a partir do horizonte Bt1 (antes BA) é muito argilosa. A consistência dos horizontes de 41 a 177 cm é muito plástica e muito pegajosa.
e) O gradiente textural B/A caracteriza o caráter argilúvico.
f) Foi sugerida a amostragem de solos sob vegetação primária para quantificar as perdas de carbono orgânico na região, após a remoção da vegetação.
g) Foi sugerida a revisão do mapa geológico, quanto à legenda, para adequar à terminologia específica (baseada na idade), além de identificar a litologia de alguns perfis.
h) Recomendou-se re-amostrar alguns dos perfis, para melhor avaliação de alguns resultados analíticos, entre os quais o grau de floculação (GF).
i) Os testes de campo indicaram a presença de plintita a partir de 77 cm (horizonte Btf1, antes Bt2).
j) Incluir a característica subordinada “f” nos horizontes de 77 a 177 cm. Foi sugerida a quantificação do percentual de plintita nos horizontes abaixo de 1,5 m.
l) No nível taxonômico mais elevado, evitar comparações indevidas e conclusões sobre intensidade de processos de formação de solos a partir de materiais de superfícies e idades distintas; como por exemplo, comparar Plintossolos do Acre com os de Goiás ou os do ambiente de Cerrado.

















*Para cada perfil foram resumidas as considerações feitas pelos participantes da IX RCC ou registro de correções na identificação de atributos ou informações gerais sobre a paisagem e vegetação. Estas observações foram apresentadas e discutidas na Reunião Plenária Final e então encaminhadas aos organizadores da IX RCC e ao Comitê Executivo Nacional do SiBCS.

Relatores:
Carmem Sueze Miranda Masutti; Cristiane Valéria de Oliveira; Marcos Gervasio Pereira & Marlen Barros e Silva
Revisores:
Lúcia Helena Cunha dos Anjos & Virlei de Oliveira

Voltar