www.sbcs-noroeste.agr.br
Núcleo Regional Amazônia Ocidental - SBCS
Histórico

O Núcleo Regional Amazônia Ocidental da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRAc-SBCS) iniciou sua formação a partir da reformulação do estatuto da SBCS, ocorrido em agosto de 2009, tendo como missão inserir a Amazônia Ocidental com maior força na discussão das ações públicas relacionadas a ciência do solo, incentivar publicações técnico-científicas e de extensão e ampliar a difusão do conhecimento de todos os aspectos da ciência do solo na região, inclusive articulando a realização de eventos de abrangência nacional na região amazônica.

O NRAc-SBCS foi inicialmente composto pelos sócios da SBCS residentes nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

A primeira diretoria do NRAc-SBCS teve seu mandato no período de maio de 2010 a agosto de 2011, e foi composta por Paulo Guilherme Salvador Wadt (Diretor), Marilia Locatelli (1o. Vice-Diretora), José Frutuoso do Vale Jr. ( 2o. Vice-Diretor), Milton César Costa Campos (secretário) e Elaine Cosma Fiorelli Pereira (tesoureira) e com os coordenadores das divisões: José Rodolfo Dantas de Oliveira Granha (Processos e Propriedades do Solo), Valdimar Ferreira Melo (uso e Manejo do Solo), cuja principal função foi a promoção de ações que possibilitaram a consolidação do núcleo regional.

A segunda diretoria do NRAC-SBCS teve seu mandato no período de agosto de 2011 a julho de 2013, e foi composta por  Milton César Costa Campos (Diretor), José Frutuoso do Vale Jr (1o. Vice-Diretor), Alaerto Luiz Marcolan (2o. Vice-Diretor), Paulo Guilherme Salvador Wadt (Secretário); Anderson Cristian Bergamin (Tesoureiro) e com os coordenadores de divisões Elizio Ferreira Frade Junior (Solo no Espaço e no Tempo), Alessandro Góis (Processos e Propriedades do Solo) e Krisle da Silva (Uso e Manejo do Solo). Nesta etapa foi realizada a I Reunião de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental, em Humaitá-AM.

A partir de agosto de 2013 tomou posse a diretoria atual, com mandanto até julho de 2015.

Nesta diretoria, foi debatido as limitações logísticas que dificultam o crescimento e expansão das atividades da SBCS na Amazônia Ocidental, que inclui aproximadamente 24% do terrritório nacional. Como solução foi proposto e aceito em Assembleia Geral dos Sócios a reorganização do Núcleo em duas novas composições: Núcleo Amazônia Ocidental, permanencendo com os estados do Amazonas e Roraima; e Núcleo Regional Noroeste, que passou a incluir os sócios da SBCS vinculados aos estados do Acre e Rondônia.