Promoção:
Realização:
Apoio científico:
Apoio financeiro:

Partipantes:

A IX RCC contou com a presença de setenta e cinco participantes.

Não houve lista de indicação de participantes pelo Comitê Executivo do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, mas somente limitação do número de vagas disponíveis, de forma que as inscrições foram sendo confirmadas a medida que houve a efetivação do pagamento da taxa de inscrição. Este processo permitiu a participação de pessoas que nunca haviam participado de edições anteriores da RCC.

O número de vagas ampliado, para 75 pessoas, também viabilizou novas participações, não possíveis de ocorrer em edições anteriores. É importante destacar, entretanto, que foram realizadas 150 pré-inscrições (indicações de interesse em participar do evento), significando que a limitação de número de vagas (imposta por questões de logística) impediu a participação de um maior número de profissionais.

Dos participantes, 89% são formados na área básica de agronomia ou engenharia agrõnomica, 4% são da área de geologia, 4% da  área de geografia, 1% da área de engenharia florestal e 1% da área de biologia.

Em relação a região de atuação profissional, 39% dos participantes são da região sudeste, 31% da região norte  (dos quais 75%  são do Estado do Acre), 13% foram da região nordeste, 9% da região sul e 8% da região centro-oeste. Estes profissionais atuam em 38 diferentes instituições, sendo:
-  oito participantes da Universidade Federal do Acre;
- sete participantes da Embrapa Solos;
- cinco participantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Universidade Federal de Viçosa;
- quatro participantes da Embrapa Acre e de Secretarias do Estado do Acre;
- dois participantes da Embrapa Cerrados, da Universidade Federal de Roraima, da Universidade do Estado de Mato Grosso, da Universidade de São Paulo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da Embrapa Solos/ UEP Recife e da Embrapa Milho e Sorgo.
- um participante da Universidade Federal do Vale do São Francisco, da Universidade Federal do Tocantins, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, da Universidade Federal de Uberlândia, da Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Goiás, da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal  de Pelotas, da Universidade Estadual Paulista, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, da Universidade Estadual de Minas Gerais, da Universidade do Estado de Santa Catarina, da consultoria Solos, Estudos e Levantamentos Ltda, do Instituto Florestal de São Paulo, do Instituto Federal do Acre, do Instituto de Pesquisas da Amazônia, do Instituto Agronômico do Paraná, do Instituto Agronômico de Campinas, da Embrapa Clima Temperado e da Embrapa Amazônia Oriental.

No tocante ao perfil profissional, 44% atuam como professores do ensino superior, 37% atuam como pesquisadores da área científica, 9% atuam como estudantes de pós-graduação, 5% como técnicos de nível superior e 1% atuam como consultores, estudantes de graduação ou estão aposentados.

Embora 11% dos participantes não tenham informado a idade, dentre os informantes, 19,4% possuem idade inferior a 35 anos, 59,7% possuem idade entre 35 a 55 anos e 20,9% possuem idade superior a 55 anos.  De todos os participantes, 59% possuem título de doutorado, 21% possuem título de mestrado, 11% possuem PhD  e 9% são bacharéis.

A seguir, a lista dos participantes da IX RCC, em ordem alfabética:

Adriana Monteiro da Costa
Adriana Reatto dos Santos Braga
Alberto Vasconcellos Inda Junior
Alexandre Pereira de Bakker
Amaury de Carvalho Filho
Ana Maria Souza dos Santos Moreau
Antonio Ramalho-Filho
Antonio Willian Flores de Melo
Carlos Alberto Flores
Carlos Ernesto Schaefer
Carmem Sueze Miranda Masutti
Charles Henderson Alves de Oliveira
Cristiane Valéria de Oliveira
Dalcimar Regina Batista Wangen
Deyvid Diego Carvalho Maranhão
Edgar Shinzato
Edson Alves de Araújo
Eduardo Guimarães Couto
Elaine Almeida Delarmelinda
Elizio Ferreira Frade Junior
Enio Fraga da Silva
Eufran Ferreira do Amaral
Eurico Lucas de Sousa Neto
Éllen Albuquerque Abud
Falberni de Souza Costa
Gilberto Fernandes Corrêa
Gonçalo Signorelli de Farias
Guilherme Kangussu Donagemma
Itamar Andrioli
Jaime Antonio de Almeida
José Coelho de Araújo Filho
João Batista Martiniano Pereira
João Herbert Moreira Viana
João Roberto Correia
José Francisco Lumbreras
José Frutuoso do Vale Júnior
Karen Adami Rodrigues
Leonardo Santos Collier
Lucielio Manoel da Silva
Lúcia Helena Cunha dos Anjos
Lúcio Flávio Zancanela do Carmo
Manoel Batista de Oliveira Neto
Márcio Rossi
Marlen Barros e Silva
Manuel Alves Ribeiro Neto
Marcio Rocha Francelino
Marcos Gervasio Pereira
Marcos Silveira
Marcus Manoel Fernandes
Maria Eloisa Cardoso da Rosa
Mateus Rosas Ribeiro
Mateus Rosas Ribeiro Filho
Neyde Fabiola Balarezo Giarola
Nilson Gomes Bardales
Oldair Vinhas Costa
Orlando Augusto de Figueiredo Filho
Otávio Antonio de Camargo
Paulo Guilherme Salvador Wadt
Paulo Klinger Tito Jacomine
Raimundo Cosme de Oliveira Júnior
Raphael David dos Santos
Ricardo Espíndola Romero
Rosana Cavalcante dos Santos
Sandra Tereza Teixeira
Sérgio Hideiti Shimizu
Sebastião Barreiros Calderano
Sergio da Silva Fiuza
Sonaira Souza da Silva
Saul Moreira Silva
Tadario Kamel de Oliveira
Tony Jarbas Ferreira Cunha
Valdinar Ferreira Melo
Valdomiro Severino de Souza Júnior
Virlei Álvaro de Oliveira
Wanderson Henrique do Couto
Aviso aos pedólogos:

Nos comunicados aos participantes da IX RCC, sempre foi constante a preocupação com doenças endêmicas (febre amarela) e o clima regional, onde se previa muito calor e fumaça - ou incidência de irradiação UV se a fumaça estivesse ausente.

Mas também era preciso lembrar a todos de trazer  SiBCS!

Relembre aqui um destes avisos.

Número de participantes:

Uma dúvida que perdurou por muito tempo foi o número de participantes.

Na RCC de Santa Catarina, com excelente condições de infra-estrutura e logistica, o número de participantes foi fixado em 40 convidados.

Nossa meta era elevar o número ao máximo possível em função da capacidade hoteleira dos municípios do interior do estado do Acre.

Mas para evitar expectativas frustadas, na carta enviada ao prof. Paulo Klinger, nos comprometemos com apenas 40 participantes.

Mas sempre trabalhamos com um número maior, de 75 pessoas participando, meta esta felizmente alcançada graças ao esforço da Embrapa Acre, UFAC e SEMA.

O número ideal era permitir a participação de 40 a 50  pessoas como nos eventos anteriores, mas também ter vagas adicionais para profissionais atuando na Amazônia, que seriam mais 25 pessoas.