Apoio financeiro:
Promoção:
Realização:
Apoio científico:
A Amazônia representa o maior bioma da América do Sul e a floresta amazônica distribui-se por noves países sul-americanos: 60% está no Brasil e restante na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Apesar da extensão geográfica da região e de sua importância estratégica para a integração da América do Sul, de seu papel como reservatório de grande biodiversidade e de recursos naturais e dos desafios aos seu desenvolvimento, ainda no início deste século XXI, seus solos são pouco conhecidos, adotando-se generalizações de outras regiões para sua classificação, manejo e uso.

Frente a este cenário, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo tomou a iniciativa de promover a nona edição da Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (IX RCC) no Estado do Acre,  com o tema Solos Sedimentares em Sistemas Amazônicos:  Potencialidades e Demandas de Pesquisa.

O objetivo do evento foi avançar no conhecimento técnico-científIco sobre os solos sedimentares da Bacia do Acre e avaliar os processos de sua gênese em função das mudanças climáticas pretéritas e pelo soerguimento da Cordilheira dos Andes.

A IX RCC foi realizada, no período de 12 a 17 de setembro de 2010, pela Embrapa com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre e de diversas Universidades Brasileiras. Também contou com o apoio financeiro do CNPq e da CAPES.

A IX RCC, além de contribuir para o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e nas correlações entre solos e ambiente, realizou video-aulas e uma série de pesquisa com solos coletados nos perfis do roteiro de viagens, além de promover a difusão de material bibliográfico de trabalhos técnicos e científicos realizados com no Estado do Acre ou com solos similares da Formação Solimões.

Neste momento, a Comissão Organizadora da IX RCC espera transferir para a comunidade científica, docentes e professores de Ciência do Solo e áreas correlatas, e disponibiliar ao público em geral, os principais resultados deste evento, para que seus resultados sejam efetivos na promoção do desenvolvimento científico, social e econômico desta imensa região sul-americana.

Agradecemos pelo esforço individual de cada um dos participantes da IX RCC, que por meio das discussões e debates técnicos-científicos, contribuiram de forma inequívoca para a qualidade do evento, em especial, o professor Paulo Klinger Tito Jacomine pela sua incansável colaboração e o pedólogo Raphael David dos Santos, pela sua sensibilidade crítica quanto aos desafios para o desenvolvimento da Amazônia.


Comissão Organizadora da IX RCC